terça-feira, 1 de maio de 2018

Machu Picchu - roteiro e contagem regressiva!

Enfim, maio chegou: o mês da minha próxima viagem! É claro que, há semanas, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu já parecem lugares conhecidos para mim de tanto que tenho lido e pesquisado a respeito. Há uns quinze dias fiz o básico e obrigatório: reservas de hostels, compra das passagens de trem e do ingresso para Machu Picchu. Agora aproveitei o feriado para colocar meu roteiro no papel. São as informações preliminares para eu aproveitar ao máximo a viagem. Daqui até o dia 28 de maio vou atualizando esse roteiro com outras informações, mas já vou postar para dar aquela animada e receber dicas de quem já esteve lá! Toda dica é muito bem vinda!!! 


Como eu amo planejar viagem! Às vezes acho que o planejamento é quase tão incrível quanto a viagem propriamente dita. Eu, jornalista que sou, leio relato... leio guia... leio livro de história... leio o que achar pela frente até elaborar na minha cabeça a minha própria viagem. Cada um tem um jeito de viajar, o meu é reunindo o máximo de informações sobre o destino para só então definir como vou aproveitar esses dados para montar o roteiro.

No caso de Machu Picchu, já estou em sofrimento - as always - porque queria pelo menos mais uns três dias no Peru para incluir passeios que não estão cabendo na minha programação. A belíssima Rainbow Montain vai ficar fora do roteiro e estou bem preocupada sobre se vou conseguir curtir Cusco da forma que a cidade merece, mas por enquanto a programação está assim: três noites em Cusco para explorar a cidade e o Vale Sagrado (Sacsayhuamán, Pisaq, Chinchero, Moras, Moray e Ollantaytambo), uma noite em Ollantaytambo, uma noite em Águas Calientes e uma noite pra finalizar em Cusco).

Li muitos, muitos, muitoooos roteiros e o que mais gostei - pra variar - foi este aqui do Viaje na Viagem e foi nele que baseei para fazer essa prévia do meu, que segue abaixo:

*********************************************************************************


CUSCO / MACHU PICCHU
28 de maio a 03 de junho de 2018


28/05:

- 07h40: vôo de Guarulhos para Lima

- 11h05: chegada em Lima

- 13h10: vôo de Lima para Cusco

- 14h27: chegada em Cusco

- Táxi do Aeroporto ao Pariwana Hostel (Meson de la Estrella 136)

- Check-in e folha de coca para altitude

- Ir à Plaza de Armas visitar e comprar soles (av. El Sol)

- Catedral de Cusco (Plaza de Armas, aberta das 10 às 18 horas, 25 soles ingresso)

- Ida à Cositur: Av. El Sol, 103, Galerías Turísticas, aberta até 18 horas – primeira quadra da Av. Del Sol – comprar boleto turístico general - 130 soles

- Ir à PeruRail trocar o voucher por passagem: Portal de Carnes, 214, Plaza de Armas – aberta até 22 horas

- Hostel a noite (combinar ida com tour guiado à Pisaq)


29/05:

- Café da manhã no hostel

- Sacsayhuamán (ingresso com boleto turístico, aberto diariamente das 7 às 17h30): a dez minutos da Plaza de Armas (10 soles de taxi) – guia no local a cerca de 30 soles

- Voltar à pé para vista da cidade do mirante da igreja de San Sebastián, descendo pelas ruelas até retornar à Plaza de Armas

- Mercado Central de San Pedro (Santa Clara esquina Cascaparo – das 6h30 às 18h30) – Viaje na Viagem recomenda guia para explicações

- Convento de Santo Domingo – Qoricancha (aberto de segunda a sábado, das 8h30 às 17h30, ingressos 8 soles) – descer gratuitamente usando o boleto turístico integral ao Museu de Sítio Qoricancha (Av. El Sol, s/n, subterrâneo, abre de segunda a sábado, das 9 às 18h, domingo 9 às 12h)

- Centro Artesanal de Cusco (final da Calle el Sol)

(Outras igrejas: Compañia de Jesús, lateral da Plaza de Armas; La Merced, na calle Mantas, 121; San Francisco, na praça entre a plaza de Regocijo e o arco de Santa Clara; Santa Clara, logo depois do arco; San Blas, na plazoleta do bairro alto de Cusco)

- Jantar no Restaurante Cicciolina (Triumfo, 393, 2o andar – precisa reservar) – tagliatelle com tinta de lula e camarão ao leite de coco

30/05:

- Café da manhã no hotel

- Passeio a Tambomachay e Pisaq – contratar tour guiado privado (130 soles) – incluir parada no Awana Kancha / Em Picasq o funcionamento é das 7 às 17h30, ingresso com boleto turístico

- Museu de Arte Pré-Colombiana (plaza de Las Nazarenas, 231, das 9 às 22 horas, ingresso 20 soles

- Museo del Pisco (Santa Catalina Ancha, 398, San Agustín) – pisco e chilcanos

31/05:

- Ida de Ollantaytambo via Chinchero, Moras e Moray

- Chinchero: centro histórico, Igreja de Nossa senhora de Montserrat (não precisa parar na vila do tear inca se tiver ido a Awana Kancha)

- Salineras de Maras – ingresso 8 soles (comprar chips de banana)

- Moray – ingresso com boleto turístico

- Ollantaytambo – café com mesa para o rio no Orishas Café (Av. Ferrocarril, s/n)

- Tuck Tuck até Panay Valle (Calle Principal Ollantaytambo, telefone: 51 951717632) 

- Jantar no El Abergue (Av. Ferrocarril, 1, dentro da estação, telefone tel. 084/20-4014 – Reserva feita para 18h45)


01/06:

- Café da manhã no hostel o mais cedo possível

- Passeio pelas ruelas de Ollanta

- Visita ao Sítio Arqueológico de Ollantaytambo (Fortaleza)– abre às 7 hors, ingresso incluso no boleto turístico

- Trem para Águas Calientes às 13h27

- Chegada a Águas Calientes por volta das 15 horas

- Check in Hostel Machu Pichu Land B&B ( Calle Wakanki, 502, Águas Calientes – telefone 51 84 21 1050) 

- Comprar passagem pra Machu Picchu no quiosque da Consettur (no entroncamento da av. Hermano Aydar e Imperio de Los Incas, no ponto final do ônibus) – passagem ida e volta 24 dolares (pagar em dólares, câmbio ruim)

- Águas termais de Águas Calientes – final do calçadão da Pachakutek – aberto até 20 horas, preço 10 soles (levar toalha)

- Sugestões para Jantar: Indio Feliz (Lloque Yupanqui, 103), Incontri del Pueblo Viejo (Av. Pachachutec, 6a quadra), Café Inkaterra (no hotel Inkaterra), Qunuq (hotel Sumaq).

02/06:

- Check out antes do café da manhã, às 4h30

- Pegar o primeiro ônibus, 5h30

- Visita à Machu Picchu

- Almoço no buffet do restaurante Tinkuy (em frente às roletas do Machu Picchu)

- Trem de  volta para Cusco às 16h43 (começar a descer duas horas antes)

- Todo o pisco do mundo na última noite em Cusco

03/06:

- Taxi saindo do hostel para o aeroporto às 3 horas

- 5h40: Vôo LA 2002 de Cusco para Lima
- 9h20: Vôo LA 2377 de Lima para Guarulhos
- 16h20: desembarque em Guarulhos

OUTROS RESTAURANTES RECOMENDADOS EM CUSCO:

- El Café de Mamá Oli  (Plazoleta Nazarenas, 199, perto do Museu de Arte Pré-Colombiana.

- Pachapapa (Plaza San Blas, 120 – alto de San Blas) – pizza forno a lenha

- Tapa Tapa y Olé (Suecia, 343-C) – espanhol barato entre Portal de Carnes e Plaza de Armas

Chicha - Regocijo 261, 2do. andar, Cusco (precisa de reserva - http://www.chicha.com.pe/) - do renomado chef Gastón Asturo

Justina Pizzaria - Calle Palacio 110 , Cusco, Peru



*********************************************************************************

Minhas principais dúvidas: será que vou conseguir fazer tudo o que pretendo no dia 29? Fazer o passeio até Sacsayhuamán e depois conhecer tudo em Cusco na volta? No retorno de Pisaq, será que vai dar tempo de fazer o Museu de Arte? Creio que sim já que ele só fecha 22 horas... mas aí vou perder a festinha da noite do meu hostel (que já reservei por ser o mais festeiro da cidade!). Agora vou ler mais e mais e mais especialmente sobre esses passeios para entender melhor e talvez encaixar algo mais na programação. 

Eba, eba, faltam 27 dias! Você já fez essa viagem? O que achou do meu roteiro? Conte sobre usa viagem pra eu me inspirar!!!!

:) 

Um comentário:

  1. Amando suas dicas e copiando tudinho !!! Afinal dia 12/06 estarei embarcando para o mesmo destino ✈️��

    ResponderExcluir