terça-feira, 14 de maio de 2013

Quem não se comunica... não viaja!

Eu já havia me despedido no último post, em que falava do "nascimento" do meu roteiro de viagem, mas a ansiedade pré-férias me deixa mega acelerada (mais do que o normal!), aí aproveitei essa euforia para voltar aqui e falar sobre algo que precisa fazer parte da vida de todo bom viajante: a comunicação! Aquela máxima do velho Chacrinha - "quem não se comunica, se trumbica" - serve para tudo na vida... inclusive para quem quer colocar o pé na estrada sem estar amarrado a excursões ou aos engessados pacotes turísticos! Não é a toa que aquele ditado "quem tem boca VAIA (do verbo vaiar) Roma", logo se transformou em "quem tem boca VAI (do verbo ir) a Roma"! Aliás, não só a Roma, mas a qualquer lugar! É sobre isso que vim escrever!


Não escolhi ser jornalista à toa... ou melhor, o jornalismo não me escolheu à toa! Falo demais, escrevo demais, chego a ser chata, eu sei... levo bem a sério o que Chacrinha disse pra não me "trumbicar" (ou seria "estrumbicar"? Whatever!). Isso faz parte naturalmente da minha vida... e, se vou viajar, exerço isso ao máximo! Nos dias de hoje, em que estar em contato com gente de todo lugar é mais fácil do que nunca, eu uso todos os meios possíveis para conseguir informações que me ajudem a fazer a viagem perfeita!

As redes sociais, por exemplo, ajudam demais! Já ouvi coisas do tipo: "aaaah você não devia postar que vai viajar porque 'a inveja tem Facebook'"! Nooossa, rugas de preocupação!!! Claro que tem invejoso em todo lugar mas, em primeiro lugar, não esquento a cabeça com isso... em segundo lugar, não há forma melhor de trocar idéias sobre viagem do que pelas redes sociais! Se não fossem elas eu não saberia que uma jornalista que trabalhou comigo está morando em Londres! Também não saberia que uma colega de escola acabou de voltar da Europa e que uma conhecida da academia esteve em Paris há pouco tempo! Como eu já disse, sou "sem vergonha" assumida quando o assunto é comunicação! Não pensei duas vezes para mandar mensagem inbox para essas pessoas em busca de informações, mesmo sem que elas fossem amigas próximas!

Hoje também me aconteceu outra coisa bem bacana que foi um email de uma pessoa que postou um ótimo relato de viagem no Mochileiros.com. Acessei o blog dela, trocamos mensagens, ela me adicionou no Facebook e eu já consegui mais dicas valiosíssimas para minha viagem! Agora, a melhor do dia foi postar na minha timeline que estava em busca de app's úteis para viagem. Um amigo que estudou comigo comentou o post falando de um aplicativo, depois me ensinou por mensagem inbox como usar esse app que parece ser simplesmente PERFEITO! É o aplicativo do guia Lonely Planet que funciona inclusive offline e vai ser uma mão na roda nessa minha primeira vez na Europa (na volta conto aqui minha experiência com esse app)!

Enfim, se eu tivesse me preocupado com o fato de "a inveja ter Facebook" ou se tivesse ficado receosa de pedir informações para gente que nem é do meu convívio ou se apenas lesse o relato no Mochileiros e não tivesse me dado ao trabalho de mandar email para a blogueira... lá estaria eu me "trumbicando" nas minhas férias. Ok, talvez não me "trumbicasse", mas com certeza não iria embarcar munida de tantas informações que podem me fazer aproveitar melhor a viagem! Ah... e tem ainda aquela principal e intransferível forma de comunicação que é a que mais uso ao chegar em cada destino: conversar com a recepcionista do hotel, com o taxista, com o pipoqueiro, com quem estiver na fila de alguma atração perto de mim, com Deus e o mundo! Não sei ainda como vou fazer isso em francês, mas quem tem boca... vai a França também!!! "Oui", "oui"... vai a qualquer lugar!

Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Ótimo post, Lenina! :)

    Fiquei surpresa e feliz por ter sido mencionada. Espero que meu relato no "Mochileiros" renda não apenas dicas para sua viagem, mas também uma duradoura amizade. :)

    Sou como você, adoro conversar com todo mundo (você deve ter percebido pelo tamanho das minhas respostas pra você, hehe), trocar experiências, me COMUNICAR. :)

    Te falei na última mensagem sobre a vantagem do app que te indiquei (MetrO) trabalhar offline, mas agora que vi aqui que o Lonely Planet também faz isso... já estou baixando. :) Obrigada pela dica.

    Se cuide e faça uma linda viagem, com muitas aventuras pra nos contar depois aqui no blog.

    Beijo,
    Van Machado
    vanmachado.com

    ResponderExcluir