sábado, 11 de maio de 2013

Pico do Urubu

A cidade onde eu moro (ainda) não é turística... até existem lugares bacanas para visitar, há uma intenção de se fortalecer o turismo rural por aqui - já que estamos no cinturão verde de SP - mas ainda há pouca coisa que se possa falar que é realmente turística em Mogi das Cruzes. De qualquer forma, para quem é daqui ou um dia estiver por essas bandas, uma sugestão bem legal é o Pico do Urubu! É um mirante no meio da Serra do Itapeti de onde é possível ver toda a cidade! Nessa minha contagem regressiva para as férias - em que a ordem é não gastar nem um centavo para economizar para a viagem - esse foi meu programinha da tarde de sábado! Como passeios a custo zero são sempre bem vindos, deixo aqui a sugestão!


A Serra do Itapeti é, para mim, o maior patrimônio da minha cidade. Emoldura Mogi das Cruzes, pode ser vista de vários pontos... mas nada como estar lá, dentro dela! A subida para o Pico do Urubu já é válida por isso... para chegar lá o visitante passa pelo coração da serra, com todas suas belezas! O caminho não é dos melhores... o acesso mais simples de explicar é pela rua do Tênis Clube, ao lado do Vila Santista, na Via Perimetral. Pode parecer ridículo explicar isso para quem é daqui, mas acreditem... conheço mogianos que nunca foram lá! A estrada é de terra na maior parte do percurso, os trechos asfaltados ou com paralelepípedos são bem judiados, a via é estreita, só passa um carro de cada vez... mas vale a pena! Subindo essa rua do Tênis Clube, é só manter sempre a esquerda em todas as bifurcações que em uns dez ou quinze minutos você está no Pico do Urubu!

Esse lugar é, para mim, parte da infância! Quando criança fui muitas vezes com meus pais, meus primos, meus tios! Se hoje Mogi não tem muita opção de turismo, imagina naquela época! Então o Pico do Urubu era destino frequente, até a pé já subi! Depois, durante algum tempo, ficou complicado frequentar esse lugar... a rampa para salto de asa delta foi tirada, o lugar ficou mal frequentado, enfim... não era muito recomendado não, por vários motivos! Ainda hoje não tem como negar... muita gente sobe para fazer coisa errada... mas se você for num dia bonito, de preferência com vento, vai encontrar muita família e gente do bem por lá! Até porque o pessoal voltou a saltar de paraglider, tem uma equipe de salto organizada que está sempre no pico, até saltos duplos são feitos com quem tem coragem e está disposto a pagar por isso! Não foi meu caso hoje!!!!


Chegamos lá por volta das 16h30, a tarde já começava a cair... mas como o outono é uma estação de dias maravilhosos por aqui, o céu ainda estava azulzinho, lindo demais para admirar a vista dos dois lados do Pico do Urubu! De um lado, a vista é de toda a cidade... até cidades vizinhas vc consegue ver de lá... é meu lado preferido, já que olhar o horizonte, perder a noção do tamanho desse mundão, com essa coisa do "infinito" me atrai demais! Duas pedras, bem na pontinha do barranco, são estratégicas para perder a noção do tempo admirando a vista! Também é para esse lado que são os saltos de paraglider, acompanhamos vários na tarde de hoje! Na outra face do pico, a vista é da serra e de bairros que há no meio dela. É a face para onde o sol se põe, lindo! Pelas características de mata atlântica do lugar, quase sempre tem um pouco de serração para esse lado... o que não tira a beleza da vista!

Se você for no fim da tarde, leve uma blusa! Sempre esfria nesse horário na terra do caqui! Se resolver ficar um bom tempo por lá, por que não um piquenique??? De vez em quando até tem uma barraquinha que vende água, refrigerante... mas quer algo melhor que levar sua cesta de vime, toalha xadrez e várias gulodices? Indispensável também levar a máquina fotográfica... com certeza você vai voltar de lá com fotos maravilhosas!!!


Fica então a dica para quem nunca foi lá ou esteve no Pico do Urubu há muito tempo... vale a subida! Vai valer mais ainda caso o poder público tire mesmo do papel o projeto de revitalização daquela área, que para mim é um dos lugares com maior potencial turístico da minha cidade!!!

Beijos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Ola, td bem?
    Eu e uns amigos estamos fazendo umas "trilhas de baixo custo" em São Paulo, e em novembro estamos combinando de ir no Pico do Urubu, ´mais precisamente 15/11/2013, já estudei na UMC, há muuuito tempo atrás... se não me engano em 2001, de lá o acesso é fácil? Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, que bacana vc perguntar sobre o Pico do Urubu, sim o acesso é muito fácil! Vc vem de São Paulo? Se sim, ao descer a Mogi-Dutra já tem um acesso na primeira rotatória depois que vc desce a rodovia! Pode vir tranquilo!

      Excluir