quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Carnabonde em Santos

Todo ano é a mesma coisa: passando os super plantões de Natal e Ano Novo eu já corro para o calendário e calculo se vou estar ou não trabalhando no último fim de semana antes do Carnaval. Por que exatamente essa data??? A explicação é muito simples... jornalista não tem Carnaval!!! NUNCA! Neste ano estou completando 14 anos sem Carnaval!!! Pra piorar, além de AMAR viajar, eu aaaaaaamo pular Carnaval! Como nos dias de folia já sei que estarei sempre trabalhando, descobri um jeito de me divertir antes! No fim de semana anterior ao Carnaval, tem sempre o Carnabonde lá em Santos, litoral sul de São Paulo!!! É sobre ele que resolvi escrever hoje!

Multidão atrás do bonde no centro histórico de Santos
Pode não fazer muito sentido eu postar sobre um evento antes dele acontecer... neste ano vai ser no dia 2 de fevereiro. O fato é que essa semana, pra mim, é aquela semana que não termina! No próximo sábado e no domingo eu trabalho, então... minha próxima folga é no dia 2 de fevereiro! Exatamente no dia do Carnabonde! Uebaaa!!! Vou falar sobre ele então por dois motivos: pra eu me animar lembrando que esse ano vou poder ir e pra animar vocês, quem sabe vocês gostam e resolvam ir comigo?!? rsrsrs

Como descobri o Carnabonde: ainda não contei aqui, mas o meu marido nasceu e passou a vida inteira em Santos. Qualquer dia vou fazer um post só sobre essa cidade maravilhosa que eu aprendi a amar, mas nessa postagem o que importa é explicar que foi em uma das nossas idas pra Baixada Santista que eu conheci o evento que abre a folia na cidade! O Carnabonde existe desde 2001 e nada mais é do que um grande Carnaval de rua em plena Praça Mauá, centro histórico de Santos! Falando assim até parece só mais umas das muitas festas carnavalescas que tomam conta do país inteiro nessa época... mas não é!!! O Carnabonde é especial!

O lugar onde o evento acontece, por si só, já é um charme... essa região da Praça Mauá é carregada de símbolos... de significados... de prédios que contam não só a história de Santos como a história do Brasil!!! Eu, que adoro essas coisas, me encanto com esse pedacinho da cidade. No Carnabonde, tudo isso ganha um toque ainda mais especial porque esse é um carnaval de marchinhas... dos tradicionais "ranchos"... das modinhas carnavalescas de antigamente! Coisa de velho??? Não mesmo!!! Também tocam sambas enredos e outras músicas que a moçada gosta! Mas antes de falar do público que freqüenta o Carnabonde, preciso falar daquilo que dá o verdadeiro charme a esse evento: o bonde!

Ele é o grande astro de qualquer passeio pelo centro histórico de Santos! A máquina elétrica de 1920 faz uma linha turística pelas ruas próximas à Praça Mauá durante o ano todo. No Carnaval, ou melhor, no Carnabonde, o bondinho é todo enfeitado e circula por lá carregado de foliões! Pendurados nas portas e janelas do bonde tem de tudo: homem vestido de mulher, lindas mulheres com suas fantasias, crianças, gente de todo tipo! Quando ele passa em volta da praça é uma alegria só! Os blocos carnavalescos da cidade vão atrás! O povo todo vai em seguida! É o ponto alto da festa que começa sempre às 15h00 e vai até por volta das 19h00.

Não estou conseguindo colocar as "maledetas" legendas, mas as fotos acima são de algumas das figuras que passam a bordo do bonde, tem de tudo!!!! Antes disso, no palco montado na praça, tem uma banda que toca ao vivo, tem bateria de escola de samba, artistas locais! Nas tendas montadas por lá, distribuição gratuita de confete e serpentina! Um caminhão da Sabesp sempre distribui água for free! Vendedores ambulantes passam sem parar vendendo cerveja, refrigerante... e os sprays de espuma que também viraram marca dos últimos Carnavais! Os bares ao redor da praça também lucram vendendo bebidas e porções!!!

O público do Carnabonde: tem de tudo!!! Ah, mas Santos é cidade de tiozão, do povo da terceira idade...! Sim, eles também marcam presença, mas também tem muita criança, muito jovem, muito casal, tem de tudo mesmo, gente bonita, gente feia, gente normal e não tão normal assim! Bom, eu sou da opinião que cada um faz sua própria festa! Eu sempre me diverti muito em todas as vezes que fui e olha que já fui só com o meu marido, só com ele e nossos sobrinhos, com a família inteira, já fui de galera, até com uma verdadeira "excursão" da minha cidade com direito a abadá diferenciado e tudo mais!!!! Enfim, talvez quem for atrás de "tchutchucas" se decepcione... já quem vai atrás de diversão vai encontrar com certeza!

Acima, Carnabonde 2008. À esquerda, edição de 2009. 


Mogi no Carnabonde 2010
Daí tem gente que vai dizer: "ah mas o Carnaval de Olinda blablabla". "Ah, o Carnaval de Salvador blablabla". "Ah, o Carnaval do Rio de Janeiro blablablablabla"! Aaaaaaaaaaah, já sei!!!! Claro que se eu pudesse compraria a fantasia de destaque da Salgueiro e iria pra Sapucaí! Comprava o abadá do Chiclete com Banana e iria pro Pelourinho! Pegava o avião e ía pular lá no Galo da Madrugada em Recife! Por enquanto, sou jornalista e trabalho no Carnaval, por isso... vou sim pro Carnabonde lá em Santos que é divertido, é de graça (hahahah maldita raça pobre essa de jornalista!) e está perto de casa! Depois eu volto e, nos quatro dias de folia, trabalho feliz da vida porque consegui sim aproveitar um pouquinho do carnaval (sim, eu sou tão louca que também gosto de trabalhar na cobertura do Carnaval, aliás, AMO)!

É isso então pessoal... AH! Faltou uma coisa: depois da bagunça do Carnabonde, parada obrigatória no Café Carioca, ali mesmo, na Praça Mauá, para comer pastel, hein! Imperdível! Até Jânio Quadras já comeu pastel lá! Quem estiver no pique, tem milhões de outras opções de balada para curtir a noite, Santos tem uma vida noturna incrível! Dia seguinte, domingo, ainda dá pra dar uma bela caminhada na orla, tomar uma água de coco pra rebater e daí sim subir a serra feliz da vida!

Beijos e até a próxima folga, que vai ser no Carnabonde!





Nenhum comentário:

Postar um comentário